O Racismo é uma problemática antes de tudo, linguística e do foro social, económica e histórica, que tenta, via o que já conhece da cultura e da História, repetir o que já se demonstra como uma prática banal, cumum e cultural. Pode-se dizer que o racismo é antes de tudo um problema da Memória, pois todo o conhecimento do mundo é antes de tudo, memória. Mas diga-se que é nesta noção que pratica a lembrança de uma qualquer memória, que a mesma tende a demonstrar-se na realidade, via o comportamento das individualidades que compõe o acaso.
É natural que a cor da diferença possa criar uma estranheza, comportamento esse que podemos ver até em assuntos diferentes, tal como existe na discriminação económica, social e cultural de todas as culturas deste mundo, salvo uma ou duas excepções. Gosto de pensar que existem formas mais "doces" de lidar com o que num momento de comparação da informação, o reflexo tenha uma estranheza em si próprio. Por isso digo: Somos Chocolate, umas vezes doces outras vezes amargos, nem brancos nem pretos, mas as várias ondulações da cor castanha, do vêge ou do vermelho... Umas vezes duros outras vezes moles.. com conteúdo ou sem contúdo...
Poderia haver outras comparações para tentar explicar esta problemática do Tempo, sendo que o Problema é cultural, pois está inerente à educação que "força" a discriminação da irregularidade como algo de mal. Esta técnica educativa, que associa maldade é antes de tudo maliciosa, pois é na associação do mal, que o mal tem expressão de mal. Todos podemos pensar nos vários povos que estão em conflitos desnecessários e que mesmo tendo a mesma cor, vêm-se como Alvo, uns dos outros, pois continuam a alimentar a necessidade de elevar as irregularidades que não gostam de ver, pois estão focados nelas ou até são sensíveis a elas. É um problema Transversal a todos os problemas que produzem algo de mal.
É o Lado onde os efeitos da paixão pelo Desporto demonstram ter, como reflexo comportamental de quem presta atenção a esse tema. Assim considere-se os vários lados ora culturais ou linguísticos ora interpretativos, destes "Racismos" que são "Racismos" bastante Jornalisticos e bem documentados. Melhor do que isso só na RBTV.